Digital Blog
7 FATORES QUE VOCÊ PRECISA CONSIDERAR NA HORA DE ESCOLHER UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL
Muitas vezes, o time de marketing da casa não possui tempo ou um conhecimento mais específico para cuidar de determinadas tarefas. Nessas horas, a contratação de uma agência pode diminuir a sobrecarga de trabalho e complementar seus esforços com um apoio especializado.
Para te ajudar a escolher bem a sua próxima agência de Marketing Digital, selecionamos 7 pontos que você precisa ficar de olho. Confira!
1. Defina os serviços necessários a partir de seus objetivos
Antes de sair procurando uma agência, olhe para dentro da sua empresa. Revisite seu plano de negócios e verifique quais são os objetivos de marketing para o ano. Com isso, você saberá quais são as suas reais necessidades de marketing, ou seja: as lacunas que um serviço terceirizado pode preencher. Caso sua equipe não tenha muita experiência com essa ferramenta, uma agência de marketing digital pode ser útil e trazer os resultados desejados.
O tamanho das suas necessidades e expectativas definirão, por exemplo, os serviços que as empresas devem oferecer, o porte das agências, suas especialidades e o tempo de contrato, por exemplo.
2. Pesquise sobre a reputação da agência
Como o marketing digital não é algo tão antigo assim, o fato de uma agência ter 30 anos de experiência no mercado pode não dizer muito, principalmente em relação à sua expertise com estratégias de marketing na internet. As mais novas, especialmente as que nasceram neste século, já estão mais integradas com todas as novidades tecnológicas e atualizações do marketing digital.
3. Avalie os cases de sucesso
Pesquise pelo portfólio das agências e veja como elas ajudaram outros clientes. Afinal, se você gere o marketing de uma média empresa, as chances de sucesso serão maiores ao escolher uma agência ou consultoria que tenha uma vasta experiência com organizações do mesmo tamanho.
4. Converse com outros clientes
Você pode aprofundar ainda mais essa pesquisa se entrar em contato com parte dos clientes atendidos pelas agências. Esses encontros, virtuais ou físicos, devem tratar da relação dessas empresas com as agências, dos resultados obtidos, do nível de satisfação, enfim, tudo que possa contribuir com a sua pesquisa. Esse é um dos momentos mais propícios para tirar dúvidas sobre a atuação dessas agências.
5. Analise os canais de comunicação da agência Na hora de escolher uma agência de marketing digital, nada é mais apropriado do que avaliar como ela cuida do seu próprio marketing digital.
· Site: avaliar a usabilidade das páginas, se elas otimizadas para dispositivos móveis etc.
· Blog: os conteúdos são de boa qualidade?
· Redes sociais: quais são os tipos de posts? Como as agências se relacionam com seus seguidores? Os vídeos e imagens são bem produzidos?
O dever de casa bem-feito é sempre uma boa referência. É ele quem dará uma ideia de como a sua empresa será atendida.
6. Conheça os profissionais da casa
O contato com as pessoas que fazem as agências funcionarem também é relevante. São vários os fatores a serem analisados, como a satisfação profissional, o histórico e as especialidades desses profissionais. Por isso, converse com as pessoas, visite as agências e sinta o clima organizacional delas. Detalhes como uma boa recepção, conforto e descontração são diferenciais importantes, pois fazem qualquer cliente se sentir em casa.
Caso a equipe que for responsável por cuidar do seu marketing digital contenha muitos jovens e entrantes no mercado, valorize pontos como determinação, vontade de crescer e profissionalismo.
7. Pondere os preços praticados pelas agências
Por último, mas não menos importante, deve-se levar em conta o quanto esse investimento custará para a sua empresa. Trata-se de equilibrar o preço, os serviços contratados e a qualidade da agência. Lá, falamos de entender suas necessidades para descobrir o que realmente precisa ser exigido das agências. É possível notar, por exemplo, que sua empresa precisa somente de serviços pontuais.
Economia só é boa se você estiver em condições de economizar. Se você tem a possibilidade de crescer com o marketing digital, não hesite em investir, pois as vendas e os clientes não cairão do céu. Devido à quantidade de critérios a serem analisados, não é tão simples escolher uma agência de marketing digital. A intenção é fazer você chegar em um denominador que seja resultante da combinação de todas as características pesquisadas, como localização, portfólio, reputação, preço etc. Dessa maneira, suas chances de errar na contratação serão bem reduzidas.
Agora que você sabe os os principais pontos de avaliação ao escolher uma #agenciademarketing, aproveite para conhecer nossos serviços de perto:
Leia outros artigos clicando aqui.

Digital | sua marca online.